Na manhã desta quinta-feira (6), uma ação das forças de segurança do Maranhão, coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, resultou em uma apreensão recorde de munições no município de Grajaú, mais de 15.600 munições.
A operação, batizada de Final Round (ou último disparo), teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em oito alvos, entre residências e estabelecimentos comerciais utilizados como fachada para atividades ilícitas. A ação é resultado de uma investigação sobre o comércio ilegal de munições e armamentos, conduzida pela Polícia Civil na região.
Durante a operação, foram apreendidas 15.680 munições de diferentes calibres, entre elas .12, .20, .22, .28 e .36, além de 250 estojos de cartuchos, 43 quilos de chumbo e 130 armas brancas, entre facas, punhais e canivetes.
Os mandados foram cumpridos em estabelecimentos comerciais e residenciais. Um dos alvos da operação foi um comércio na Rodoviária Municipal. Nos endereços os agentes apreenderam ainda dinheiro em espécie, um veículo modelo Toyota SW4 e cofres, com indícios de armazenamento de armamento; raticida e cartões de benefícios sociais de indígenas, entre outros objetos suspeitos de origem ilícita. Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
De acordo com o delegado regional de Barra do Corda, Brito Júnior, as investigações vão prosseguir, buscando novos desdobramentos e atuação do grupo. “Vamos dar seguimento às investigações, visando identificar toda a extensão de dessa organização, que alimenta o crime organizado. Inclusive, vamos aprofundar as apurações sobre a retenção de cartões de benefícios sociais de pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, utilizada como forma de cobrança de dívidas”, destacou o delegado.
A operação contou com a participação de policiais civis de Barra do Corda e Grajaú, Policia Militar de Barra do Corda e da Guarda Municipal de Grajau. Também participaram polícias da Delegacia Regional de Chapadinha e agentes do Centro Tático Aéreo (CTA).




