O tradicional evento em homenagem ao Dia das Mães promovido pelo deputado estadual Neto Evangelista chegou à sua 30ª edição no último fim de semana, movimentando o bairro do São Francisco com muita música, sorteios de prêmios e anúncios importantes para a comunidade.
O momento, já esperado por moradores da região e da vizinha Ilhinha, celebrou não apenas o carinho pelas mães, mas também o fortalecimento das ações sociais oferecidas por meio do Instituto João Evangelista, mantido pelo parlamentar.
A festa contou com atrações musicais como Klessinha e Feijoada Completa, promovendo um clima de celebração e alegria para centenas de famílias que lotaram o espaço. Entre os brindes sorteados, o destaque foi uma motocicleta zero quilômetro.
“Essa festa é um gesto de gratidão às mães guerreiras do nosso Maranhão. Mas também é um momento para anunciar oportunidades reais que irão transformar vidas através do Instituto João Evangelista”, destacou Neto Evangelista.
Durante a programação, foram apresentados os serviços que já estão sendo ofertados à população, além dos novos projetos que terão início ainda no mês de maio. No campo da saúde, o Instituto já conta com atendimentos em diversas especialidades médicas como pediatria, ginecologia, ortopedia, nutrição, clínico geral e utrassonografia.
Somente no dia da inauguração dos novos serviços, mais de 25 atendimentos foram realizados nas especialidades de ginecologia e ultrassonografia, com consultas, exames e encaminhamentos gratuitos.
Cultura, esporte e capacitação profissional
Além da saúde, o Instituto tem investido em projetos culturais e esportivos para crianças e jovens da comunidade. O curso de judô já conta com 50 alunos matriculados, e uma nova turma com 48 inscritos está prestes a iniciar. Ainda neste semestre, o projeto “Pequenos Cisnes” promete encantar com aulas de balé infantil que em breve estarão com inscrições abertas.
Outro destaque é a ampliação da oferta de cursos de formação profissional, divididos por áreas estratégicas para inserção no mercado de trabalho, como a área de gastronomia, que terá especialidade de cozinha básica; panificação e confeitaria; na área de beleza e estética, que terá especialidade de transcista, maquiagem básica, maquiagem para mulheres pretas, massagem estética e relaxante, e corte de cabelo masculino.
E no setor de hotelaria terão as especialidades de camareira e garçom.
Esses cursos, que terão início ainda em maio, têm como foco proporcionar qualificação gratuita para moradores das comunidades de São Francisco e Ilhinha, promovendo inclusão social e geração de renda.
A vereadora Thay Evangelista reforçou que o objetivo das ações vai além do assistencialismo. “Queremos oferecer oportunidades reais para que as pessoas cresçam, se capacitem e tenham uma nova perspectiva de vida. O Instituto João Evangelista é um instrumento dessa transformação”, afirmou.