O ex-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Guilherme Mulato (sem partido), usou suas redes sociais, para propor que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, promova uma amplo debate sobre a proibição do uso de carroças e tração animal na zona urbana da cidade.
O tema veio à tona, após mais um episódio de maus tratos, onde internautas flagraram um animal caído após não suportar o peso carregado na carroça.
Para Mulato, é importante que seja promovida audiência pública, cadastro de todos os carroceiros residentes na cidade, prazo para o fim das carroças e o mais importante, a condução do Poder Público neste processo para garantir a migração laboral desses pais de famílias à outras profissões, evitando prejuízos aos carroceiros.
“Encaminhei sugestão para alguns vereadores, falando sobre a importância do levantamento e cadastramento obrigatório de todos os carroceiros, para que além do raio-x social, encontremos soluções vocacionais para a migração laboral desses pais de famílias, afim de acabar com o uso de carroças em um prazo de quatro anos, garantindo a esses homens, novas profissões, e aos animais, o fim dos maus tratos”, disse Mulato.
No Maranhão, até o momento, não existe lei que proíba o uso de tração animal nos centros urbanos, apesar de São Luís ter prazo até o ano que vem, para acabar com esse transporte, por determinação judicial.
Mulato, que é pré-candidato a deputado federal, lembrou que na Câmara Federal foi aprovado na semana passada, texto sobre o tema em comissão especial, por isso a urgência para incluir esse debate municipal, e lembrou da importância de incluir a sociedade nessa discussão
“Essa discussão é complexa, precisa ser feita ouvindo a sociedade, os carroceiros e acompanhado por profissionais de secretarias como a da Assistência Social. Tenho certeza absoluta que com esforço, mudaremos o destino de animais que sofrem, além de garantir mais dignidade para pais de famílias que poderão ter novas profissões.”, postou Mulato.